O que é e para que serve?
A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA é um processo de investigação que apoia o psicólogo no que se refere à análise das características psicológicas de uma pessoa, tais como: emoção, afeto, cognição, motivação, personalidade, atenção, memória, perceção, competências pessoais e sociais, entre outros.
Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas técnicas, como testes, baterias, dinâmicas, entrevistas, observações e análise de documentos que auxiliem na confirmação das hipóteses iniciais.
Os psicólogos avaliam as informações coletadas da avaliação psicológica e procuram integrá-las numa visão abrangente e completa da pessoa que está a ser observada. Discrepâncias importantes entre os resultados devem ser resolvidas antes que qualquer diagnóstico ou recomendação para tratamento seja feita.
Este tipo de investigação auxilia a complementar avaliações realizadas por outros profissionais tais como psicoterapeutas, terapeutas, psiquiatras, neurologistas ou que gera encaminhamentos para os mesmos conforme o diagnóstico encontrado pelo profissional.
A avaliação psicológica nunca é focada numa única pontuação ou número de teste. Cada pessoa tem uma gama de competências que podem ser avaliadas através de vários métodos. O psicólogo avalia as competências, bem como as limitações da pessoa, e relata-as de maneira objetiva, mas útil. Um relatório de avaliação psicológica não apenas observará os pontos fracos encontrados nos testes, mas também os pontos fortes do indivíduo. Trata-se de um procedimento que funciona como como um meio auxiliar de diagnóstico.
A avaliação de crianças, por exemplo, deverá contar com entrevistas com pais, professores ou responsáveis para que o máximo de informações possam ser colhidas. O número de sessões pode variar entre 5 e 8 sessões, sempre dependendo da situação a ser avaliada e o objetivo da investigação. Depois, cabe ao paciente seguir as recomendações dadas pelo profissional.
A avaliação psicológica é dividida em:
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- Entrevista Clínica
- Avaliação do Funcionamento Intelectual (QI)
- Avaliação de Personalidade
- Avaliação Comportamental
- Avaliação de Competências Pessoais, Sociais e Profissionais
- Orientação Escolar e Profissional
- Avaliação Neuropsicológica
- Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem com recurso ao Decreto-Lei n.º 54/2018 para a Educação Inclusiva
A avaliação pode ser adaptada para as mais diversas faixas etárias e engloba técnicas específicas de acordo com cada situação.